A ONU e as crianças

12 de Abril de 2021

Por:Júlia Peluzzo

Você já ouviu falar sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU)? Para conhecê-los, veja as imagens a seguir.

Em 2015 os países membros da ONU, incluindo o Brasil, se comprometeram a trabalhar juntos para eliminar a pobreza extrema e a fome, oferecer acesso a saúde e educação de qualidade para todos, proteger o planeta e promover sociedades mais pacíficas, prósperas e inclusivas até 2030. 

E o que as crianças brasileiras têm a ver com isso? Elas são o melhor investimento para o longo prazo e, direta ou indiretamente, todos os ODS interferem na infância! 

É durante a primeira infância que o cérebro desenvolve 90% de sua capacidade e o ser humano adquire habilidades que levará consigo para o resto da vida. As crianças com acesso a recursos básicos (ODS 1), bem nutridas (ODS 2), com saúde (ODS 3 e 6) e educação de qualidade (ODS 4) vão se tornar jovens mais preparados em 2030. 

Para que isso aconteça, toda criança em situação de vulnerabilidade precisa de oportunidade para se desenvolver plenamente (ODS 10). Suas mães precisam de autonomia financeira e de instituições que vão cuidar bem de seus filhos enquanto os responsáveis pelas crianças trabalham (ODS 5 e 8). 

É imprescindível combater abuso, exploração, tráfico e todas as formas de violência contra crianças (ODS 16) e evitar que sejam precocemente expostas à publicidade (ODS 12). Por fim, os objetivos relacionados à preservação do planeta (ODS 7, 11, 13, 14 e 15) vão garantir que as crianças cresçam num ambiente seguro e limpo, o que interfere positivamente no desenvolvimento infantil. 

Fontes: ONU e UNICEF

Gostou desse post? Compartilhe!